sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Plágio é CRIME

"Crime de Violação aos Direitos Autorais no Art. 184 – Código Penal, que diz: Art. 184. Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. "

Como o título deixa claro, o assunto que iremos abordar no dia de hoje é o PLÁGIO, aconteceu comigo, poderá acontecer com você e com qualquer um. 
Deixo claro que em primeiro momento falarei a respeito sobre o plágio que ocorreu em cima do meu livro Colégio Interno BBS (1).

Houveram três pessoas (que eu descobri) que copiaram o livro de três maneiras.
  • A primeira tornou o livro como uma fanfic no Instagram, tornando o personagem principal como Luan Santana;
  • A segunda copiou a história na plataforma, alterando apenas os nomes de alguns personagens e deixando o contexto igual;
  • A terceira não copiou o livro, apenas o título e também utilizou a capa feita por mim.
Ou seja, são três maneiras diferentes de se fazer uma cópia, lembrando que estou citando exemplos da minha experiência, já que o plágio abrange uma enorme rede, sendo letras de músicas, filmes, imagens, textos, trechos, etc.
As pessoas não levam em consideração o problema que pode tornar a acontecer futuramente, veem como um "problema" pequeno, mas que pode ser visto por más olhos.
Existe uma grande possibilidade de cada dia aparecer com maior frequência, eu particularmente não procuro, porém, agora com a publicação de Colégio Interno BBS (1) como livro físico teremos que cuidar e abrir os olhos com os descuidos das pessoas.

A questão é: as pessoas estão precisando de mais inspiração e seriedade no que fazem, sendo que desde o ensino fundamental os professores já citam que não aceitam trabalhos copiados, seria a mesma coisa em questões de livros também, a não ser que você tenha a permissão para cópia ou desenvolvimento do mesmo.

Espero que vocês tenham gostado da postagem de hoje.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Follow Us @soratemplates